segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Vocês mulheres ja ouviram fala na endometriose

Considerada como uma doença da mulher moderna, a endometriose  acaba massacrando a qualidade de vida de uma mulher com a doença. Já que a dor pélvica é muito forte e freqüente, sendo muita das vezes capaz de impedi-la de realizar tarefas corriqueiras.A endometriose vem ser uma doença causada pelo tecido endometrial, criado fora do seu lugar de origem, útero. Para entender melhor, o útero é revestido por um tecido, como se fosse uma pele, que é responsável de abrigar o óvulo quando fecundado. Mas quando esse óvulo não é fecundado, esse tecido de revestimento (endométrio) é expelido pelo útero, acontecendo assim a mestruação. Sendo um ciclo, que ocorre todo mês na vida de mulher. Porém, em algumas mulheres ocorre o surgimento de endométrio fora da sua localização habitual (fora do útero), ocorrendo assim à endometriose.A endometriose pode ocorrer em diversos órgãos, sendo os mais comuns nos pélvicos, como: Ovário, parte externa e parede do útero, nas trompas de falópio e bexiga. Mas também o endométrio pode acomodar-se em outros locais como: diafragma, parede abdominal, trato urinário, intestino delgado, reto e outros que são menos vistos.
Segue abaixo uma foto mostrando as area afetada pela endometriose


A causa da endometriose ainda é desconhecida pelos médicos. De acordo com alguns especialistas é considerada a doença da mulher moderna, pelo fato da fecundação ter ficado tardia. Já que antigamente não existia a doença, pois as mulheres engravidavam mais. Outros dizem que durante a mestruação, células do endométrio são enviadas pelas trompas para dentro do abdômen. E outros acreditam que seja genético. (Todas são apenas teorias) Os sintomas da endometriose variam de acordo com o grau da doença, a localização da endometriose e da quantidade do foco. Os mais freqüentes são: cólicas intensas que ocorrem no período menstrual ou em outros períodos, dor durante a relação sexual, dor ao evacuar e ou ao urinar, que podem ser acompanhados de sangramentos ou não, desconforto abdominal e infertilidade. Esses sintomas podem surgir em certas épocas, como também desaparecerem e depois voltam, com maior intensidade.A partir desses sintomas, só um médico poderá fazer o diagnostico. Os exames são feitos através de ultrassonografia pélvica ou transvaginal. Porém, mesmo assim, às vezes a endometriose não é diagnosticada. Só mesmo através de uma cirurgia ambulatorial, a laparoscopia, é que dará um diagnostico preciso, que mostrará as lesões e determinará a extensão da doença. O tratamento da doença pode ser clinico (através de remédios) ou cirúrgico. O grau da doença é o fator determinante para isso.Portanto, dores muito fortes na região pélvica é um grande alerta para endometriose, o que pode ser um bom fator para questionar com seu ginecologista a respeito. Já que mais da metade das mulheres com cólicas menstruais intensas são portadoras da endometriose, inclusive as adolescentes.

2 comentários:

Ferrockxia disse...

deve se horrivel sofrer disso eu ja sofro de outro problema e peno com isso, bem interessante o post nunca tinha ouvido falar

Ferrockxia disse...

nãooooo abandone o blog =(

saudades